No passado dia 18 de junho tivemos o prazer de conduzir um workshop com o tema Como Vender um Projeto de Empreendedorismo Social em 3 Minutos, a convite da IRIS – Incubadora Regional de Inovação Social. É nesse seguimento que partilhamos uma reflexão sobre a importância de uma organização social fazer, recorrentemente, o exercício de criar e refinar o seu pitch.
O Preconceito do Pitch
Muitas vezes, o pitch é associado exclusivamente a start-ups em busca de investimento. No entanto, o pitch é uma ferramenta essencial para qualquer organização, incluindo as organizações sociais.
O objetivo de desenvolver e aperfeiçoar o pitch vai muito além da procura de financiamento – a criação de um pitch eficiente implica um exercício de auto-análise e uma capacidade de síntese que trazem benefícios imediatos a qualquer organização.
A Importância do Pitch para as Organizações Sociais
É comum lidarmos com organizações sociais que têm uma intervenção tão abrangente e um dia-a-dia tão absorvente que as pessoas que nelas trabalham têm dificuldades em explicar com clareza o seu foco, propósito e diferenciação.
Construir e assimilar um pitch obriga a um trabalho de análise multidimensional da organização e a uma sistematização da informação que permite um discurso fluido e coerente.
Esse discurso deve ser interiorizado por todos os que fazem parte da organização – isso irá garantir que todos estejam alinhados com o propósito e consigam transmitir a mesma mensagem e identidade, em interações mais ou menos formais com quaisquer stakeholders.
Um pitch bem feito é a base da comunicação de uma organização e, no caso de uma organização social pode trazer benefícios a diversos níveis, nomeadamente:
- Criar uma imagem coerente e diferenciadora
- Gerar reputação e notoriedade
- Melhorar o fundraising
- Atrair e reter talento
- Manter a equipa alinhada com o propósito e objetivos
A Estrutura do Pitch
Embora a estrutura do pitch seja flexível e possa ser adaptada às necessidades específicas de cada organização e audiência, é essencial que alguns pontos-chave sejam sempre abordados de forma clara e concisa:
Públicos-alvo: Identifique quem são as pessoas ou organizações a quem o projeto se destina.
Problema: identifique e descreva o problema específico que o projeto se propõe resolver.
Solução: Identifique em que medida a sua solução aborda o problema identificado.
Proposta de Valor: identifique de que forma é que a sua solução é inovadora face às demais, e quais os seus benefícios (tangíveis e intangíveis).
Modelo de Negócio: identifique de que forma é a sustentabilidade do projeto é conseguida, as principais fontes de financiamento, e estratégia de escalabilidade/crescimento se aplicável.
Resultados/Impacto: refira alguns resultados já conseguidos pelo projeto e o que faz atualmente para medir o seu impacto.
Call to Action: identifique o que deseja que o seu interlocutor faça depois de ouvir o seu pitch, e trabalhe na criação de uma mensagem de apelo clara, direta e atrativa.
Para facilitar no processo de construção do pitch, a Witty desenvolveu a Impact Pitch Model Canvas (a nossa adaptação da conhecida Business Model Canvas a este desígnio de construir um discurso de apresentação da sua organização social).
Concluindo, o exercício de criar, revisitar e refinar o pitch deve ser uma prática contínua para todas as organizações sociais. Ajuda a atrair recursos e apoio externo, ao mesmo tempo que fortalece a coesão interna, a clareza da missão e o foco nos objetivos e propósito.
O pitch é uma história. Uma boa história pode fazer rir, ou chorar, ou sorrir, ou pensar. O objetivo é trabalhar para que o pitch faça tudo isto. Essa história será depois a base de todo o discurso formal e informal da organização, devendo estar presente no site institucional, num vídeo promocional, nas campanhas de fundraising ou em qualquer conversa em que apresentemos a organização, com um potencial doador, um parceiro, um voluntário ou, até mesmo, com aquele amigo que não vemos há muito tempo e nos pergunta: “Então, diz-me lá o que tens andado a fazer!”.
Se precisar de apoio neste processo, fale connosco.